Risoto de brie com carne

Dias atrás eu fui preparar o almoço e, a principio, iria fazer um risoto e uma carne à parte.
No meio do caminho decidi juntar os dois e fazer um prato único.
É tão raro eu postar uma receita salgada e mais raro ainda postar algo que não tenha seguido de um livro. Enfim, comidinha caseira, inventada na hora, é algo que encanta paladares e dispensa maiores apresentações.
A única recomendação é que ele deve ser consumido assim que finalizar o preparo. Fica bem cremoso e molhadinho por causa do queijo. À medida que vai esfriando ele perde um pouco essa cremosidade, o que ocorreu no meu, depois de eu ficar fotografando por vários minutos.

risoto de brie com carne


Ingredientes:

1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de manteiga
250 g de arroz arbóreo
1 litro de caldo de legumes*
120 ml de vinho branco
120g de queijo brie cortado em cubinhos

200 g de filé mignon cortado em tirinhas **
1 ½ colher (sopa) de manteiga
1 dente de alho triturado
Sal a gosto

Em uma frigideira, derreta a manteiga e refogue o alho. Acrescente o filé mignon e deixe dourar levemente – eu não costumo mexer demais para a carne não soltar água e também não deixo cozinhar por muito tempo para não ficar seca.
Tempere com sal e reserve.

Em uma panela média, derreta a manteiga com o azeite e junte o arroz. Mexa por 1 a 2 minutos.
Acrescente o vinho e mexa sem parar até que todo o liquido seja absorvido pelo arroz.
Aos poucos, uma concha de cada vez, acrescente o caldo de legumes e mexa sem parar, até que todo o liquido seja absorvido antes de acrescentar mais.
Cozinhe por cerca de 20 minutos, ou até que o arroz esteja ao dente, repetindo esse processo de acrescentar o caldo e mexer constantemente.
Acrescente o queijo e a carne reservada. Misture delicadamente até incorporá-los ao risoto. Sirva imediatamente.


* Talvez não precise usar todo o caldo.
** Se preferir use outra carne desde que seja macia.

Rende 2 porções. 

8 comentários:

  1. Que aspecto delicioso e adorei o tachinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marisa, estava mesmo muito bom. O marido comeu até! Eu adoro essa panelinha, acho ela bem fofa. Beijocas.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi São, eu gostei bastante do risoto, apesar de não gostar tanto de queijo. Obrigada pelo comentário e um super beijo para você.

      Excluir
  3. Que cremosinho este teu risotto, kiss

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/e-um-projeto-qu-e-pretende-difundir.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Susy, ele estava bem mais cremoso quando eu acabei de finalizar o preparo mas acabei demorando para tirar as fotos e ele perdeu um pouco essa cremosidade. Mesmo assim estava bem gostoso. Beijinhos.

      Excluir
  4. Olá, Fer...

    Adoro o queijo brie...aqui em casa nunca deixo faltar...é simplesmente um queijo dos deuses!!hehehe...

    Tenha um lindo domingo,

    beijinhos,

    Lígia e turminha
    ღ╮♥⊰✿⊱♥╰ღ╮♥⊰✿⊱♥╭ღ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lígia! Sabe que eu não gosto muito de queijo, e o brie eu só como em risoto ou algo parecido.
      Eu li sobre a Paçoquinha e fiquei até sem coragem de comentar... Você escreve de uma maneira que, apesar de ter o peso da tristeza, tem uma certa doçura... A frase do Aldous Huxley é tão verdadeira.
      Um beijo com todo carinho.

      Excluir