Bolo de maracujá recheado com mousse de maracujá e cobertura de chocolate

Com quantos maracujás se faz um bolo de maracujá? No meu caso eu nem conseguiria responder a essa pergunta.
Assunto muito sério: fiz diversas receitas até chegar nesse e usei muitos maracujás. O meu marido já tinha até pedido para eu jogar a toalha. Concordei e disse que não tentaria novamente. Mas ele saiu para trabalhar e eu rapidamente fui para a cozinha.
O primeiro bolo que eu fiz era para ser uma coisa light com mel, aveia e coisa e tal. Ficou horrível!!!
Depois eu fiz um hiper amanteigado, uma bomba calórica que não cresceu pois, segundo a receita, só precisava de 1 colher (chá) de fermento para 3 xícaras de farinha.
Depois mais um e por fim, essa nuvem macia com sabor de maracujá.
Já que passei tanta raiva até chegar aqui, nada mais justo que colocar um recheio e uma cobertura e esquecer que o objetivo era fazer um bolo mais leve.
Marido que havia me incentivado a desistir comeu logo duas fatias de início. 


bolo de maracujá recheado com mousse de maracujá e cobertura de chocolate



Ingredientes:

Para a massa:
3 ovos
½ xícara (chá) de manteiga – 100g
2 xícaras (chá) de açúcar – 360g*
1 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado – 240 ml**
2 xícaras (chá) de farinha de trigo – 240g
1 colher (sopa) de fermento em pó

Preaqueça o forno a 200 °C. ***
Unte e enfarinhe uma fôrma de 24 cm de diâmetro.****
Bata as claras em neve e reserve.
Na batedeira, bata as gemas, o açúcar e a manteiga. Sem parar de bater acrescente o suco, a farinha e o fermento. Incorpore, delicadamente, as claras em neve. Despeje a massa na fôrma e leve para assar por aproximadamente 40 minutos ou até que, espetando um palito, esse saia limpo.

Recheio (segundo a publicação)
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
1 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado – 240 ml
1 envelope de gelatina em pó incolor
3 claras batidas em neve

Hidrate e dissolva a gelatina de acordo com o fabricante.
Liquidifique o leite condensado, o creme de leite, o suco de maracujá e a gelatina dissolvida até ficar homogêneo. Transfira o creme de maracujá para uma tigela e incorpore delicadamente as claras batidas em neve. Leve para a geladeira até firmar.

Da maneira que eu fiz:
1 lata de leite condensado
150 ml de creme de leite fresco
Polpa de 2 maracujás – rendeu aproximadamente 120 ml
1 colher (sopa) de gelatina em pó incolor

Hidrate e dissolva a gelatina de acordo com o fabricante.
Bata com o auxílio da batedeira, o leite condensado por aproximadamente três minutos. Acrescente o suco de maracujá e continue batendo por mais 1 minuto. Adicione a gelatina dissolvida e bata até incorporá-la ao creme.
Bata o creme de leite em ponto de chantilly e, delicadamente, misture-o ao creme de maracujá. Leve para gelar por apenas 15 minutos.

Cobertura de chocolate ao leite:
300g de chocolate ao leite
300g de creme de leite (pode ser de caixinha)

Pique o chocolate e leve-o para derreter em banho-maria (pode derreter no micro-ondas também). Acrescente o creme de leite e misture delicadamente. Leve para gelar.

Calda para umedecer o bolo:
¼  xícara de suco de maracujá (dilua o suco concentrado com água, deixando-o com um sabor bem suave) adoçado com uma colher (sopa) de leite condensado.

Montagem:
Unte um aro próprio para a montagem de bolo com um pouco de margarina e açúcar.
Divida o bolo em três partes. Acomode um disco dentro do aro, molhe com um pouco da calda e coloque metade do recheio. Cubra com o outro disco de bolo, torne a molhar com a calda e coloque o recheio restante. Por fim, cubra com o disco restante, molhe novamente com a calda e leve para a geladeira até firmar (eu deixei durante uma noite inteira).
Retire o aro e cubra o bolo com a cobertura de chocolate. Decore de acordo com sua preferência e sirva em seguida.
  
* Tirei a polpa de 2 maracujás grandes e só consegui 135 ml de suco.
** Por não ter utilizado a quantidade de suco pedida na receita, eu reduzi a quantidade de açúcar para 300g.
*** Assei o bolo a 180 °C.
**** Utilizei uma fôrma menor (18 cm de diâmetro) e fiz 6 cupcakes com a massa restante.

Receita baseada na revista AnaMaria Receitas.

20 comentários:

  1. Ainda bem que você insistiu, o bolo ficou divino!

    Super macio, fofinho, saboroso, e com uma cor linda,

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re! Ainda bem, né? Acho que com o passar dos anos, a minha idade avança e a minha teimosia cresce, hehe. Obrigada por ter me visitado e por ter deixado esse comentário tão doce.
      Beijos.

      Excluir
  2. É de comer com os olhos.o bolo ficou de festa,maravilhoso.
    Obrigada por partilhar,tenha uma linda Sexta feira,beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia! Muito obrigada!
      Que a sua semana seja tão gostosa quanto chocolate!
      Beijos.

      Excluir
  3. que maravilha e essa fatia esta super bjs bfs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa! Eu olho essa fatia e fico pensando que seria bom ter mais um pedacinho na geladeira :)))
      Beijocas e uma quinta-feira bem gostosa para você.

      Excluir
  4. Olá Fer, adorei chegar até o seu Blog é uma delicia só menina!
    Esse bolo me encantou demais,adoro maracujá e está bem fofinho. Não desistir valeu muito a pena,né? Ficou incrível,parabéns!
    Bju. Re

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re, obrigada, querida!
      Sabia que eu conheço e sigo o seu blog há algum tempinho? Coisa boa ter você aqui também!
      Que legal saber que você gostou! Desistir jamais, não é mesmo?
      Você também faz cada bolo incrível! Aquele bolo sensação é de babar!!!!
      Beijos grandes.

      Excluir
  5. Oi tudo bem? Vou fazer esse bolo hoje, o aniversario do meu marido e amanha. Gostaria de saber se posso colocar a cobertura e deixar o bolo na geladeira ate amanha . Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vania!
      Pode sim, não tem problema. A única coisa que vai acontecer é o chocolate suar quando ficar em temperatura ambiente.
      Sabe quando forma gotículas de água em algo que estava refrigerado? É isso.
      Se você tiver um aro para montar o bolo, fica melhor, tá?
      Sucesso!
      Beijos,
      Fernanda.

      Excluir
  6. Ao ler a receita vejo duas preparações diferentes de recheio mas que diz ter feito as duas. Mas ao ver a montagem verifiquei que o bolo só leva um recheio que é dividido em duas partes. Por favor pode esclarecer porque vem os dois e qual deles foi usado?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, aqui no blog eu sempre escrevo a receita original e, caso eu faça alguma mudança, também coloco a maneira que eu preparei a receita. O recheio que eu preparei está postado com os dizeres: "Da maneira que eu fiz"
      Um abraço.

      Excluir
  7. Vou fazer no aniversário da minha mãe! Receita fantástica :) beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Ai, que legal!♥♥♥♥
      Espero que goste do resultado.
      Beijinhos açucarados.

      Excluir