Brownie tartaruga

O Natal é uma data tão mágica, não é mesmo?
Quando eu era criança e ainda não entendia muito bem o significado dessa data, o meu maior sonho era que o papai Noel me trouxesse um brinquedo bem legal. Hoje, tudo o que eu mais quero é que a paz reine sobre nós todos, que tenhamos muita saúde e que possamos celebrar essa data com todos os nossos familiares.
O Natal também me faz refletir sobre tudo o que eu fiz de bom e de errado para o meu próximo, para tentar melhorar e viver conforme os ensinamentos do Nosso Senhor Jesus Cristo.
Em dezembro do ano passado eu preparei algumas receitas especialmente para o Natal e esse ano não poderia ser diferente.
Que todos nós tenhamos um Feliz Natal, com muito amor no coração!

brownie tartaruga


Ingredientes:

Para a massa:
150g de chocolate meio amargo, picado
½ xícara de manteiga - 100g
1 xícara de açúcar mascavo – 180g
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 ovos
¾ xícara mais 2 colheres (sopa) de farinha de trigo – 105g
½ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal

Para o caramelo
¾ xícara se açúcar – 135g
1/3 xícara de Karo
3 colheres (sopa) de água
1/3 de xícara de creme de leite - 80 ml
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 ½ xícara de nozes pecãs – 180g

Prepare a massa: preaqueça o forno a 180 ºC (moderado). Unte uma assadeira ou um refratário quadrado de 21 cm de lado com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Reserve.
Numa panela, derreta o chocolate e a manteiga, em fogo brando, mexendo até ficar liso. Retire do fogo e deixe amornar. Junte o açúcar mascavo, a baunilha e os ovos, batendo com uma colher de pau até a mistura ficar lisa.
Numa tigela, peneire a farinha, o fermento e o sal. Adicione à mistura de chocolate, batendo até obter uma massa bem homogênea. Espalhe a massa na fôrma e asse por 20 minutos ou até que, enfiando um palito, ele saia úmido. Deixe esfriar na fôrma.

Prepare o caramelo:
Numa panela, coloque o açúcar, o Karo e a água. Leve ao fogo moderado, mexendo até dissolver o açúcar. Deixe ferver sem mexer até apresentar cor de caramelo. Retire do fogo e cuidadosamente adicione o creme de leite e a baunilha (a mistura vai borbulhar).
Junte as pecãs e rapidamente despeje a mistura sobre a superfície do brownie. Espalhe bem. Deixe esfriar e corte em quadrados.



Rende 16 pedaços.
Receita da revista Claudia Cozinha, junho de 1997.

4 comentários:

  1. Minha nossa que coisa maravilhosa!
    E eu aqui, fazendo um "brownie" daqueles de pacotinho rsrsr.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. que postre tan bo, gustame moito o resultado e cun anaco de xeado e impresionante :)

    ResponderExcluir
  3. Fer,
    Não consegui comentar no post certo para agradecer pela divulgação do bazar de Natal da Matilha urbana, então vim aqui babar na sua receita e aproveitar para agradecer.
    O bazar foi muito legal, com um monte de gente com uma energia boa como a sua!
    Muito obrigada, viu?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Eli e Niki, obrigada pelos comentários tão doces. Beijinhos.

    Marta, sabe que pode contar sempre comigo, não é? Que ótima notícia saber que o Bazar foi um sucesso! Beijocas.

    ResponderExcluir