Sagu

A visita da minha irmã rendeu além de bons momentos, uma bacalhoada deliciosa acompanhada de um vinho muy fino. Já contei que não aprecio muito essa bebida mas a minha irmã fez questão de trazer esse vinho e passar a manhã de um domingo chuvoso cozinhando para nós.
O vinho do almoço acabou sobrando e eu fiquei com uma dó imensa de deixá-lo esquecido na geladeira. Ela vai ter um troço ao ler isso, mas acabei fazendo sagu com ele, hehe.
Fiquei pensando que se eu uso chocolate belga+ manteiga importada+leite condensado, eu faço um brigadeiro gourmet, se eu usei sagu + vinho importado, safra de anos atrás e caro, conseqüentemente eu fiz um sagu gourmet?!

sagu


Ingredientes:

Sagu- receita adaptada da Yoki

2 xícaras (chá) de vinho tinto seco
4 xícaras (chá) de água
2/3 xícara (chá) de sagu
1 xícara (chá) de açúcar
3 cravos da índia

Numa tigela, misture o vinho e a água. Coloque o sagu, mexa e deixe de molho por 1 hora.
Despeje o conteúdo em uma panela, junte o açúcar e o cravo e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, por cerca de 40 minutos ou até o sagu ficar translúcido. Deixe amornar e distribua em taças. Sirva gelado.

Creme de baunilha – receita do livro Cozinha Regional Brasileira (Rio grande do Sul), da Abril Coleções.

1 litro de leite
1 xícara (chá) de açúcar
1 gema de ovo
3 colheres(sopa) de água
3 colheres (sopa) de amido de milho
15 gotas de essência de baunilha

Em uma panela, coloque o leite e o açúcar e deixe ferver.  À parte, separe a gema, misture com a água e acrescente o amido de milho. Adicione ao leite e deixe cozinhar por 2 minutos, mexendo vigorosamente. Acrescente a essência de baunilha e retire do fogo. Deixe esfriar e sirva com o sagu.

6 comentários:

  1. Com certeza este é um sagu gourmet!
    Eu amo sagú!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Aii que saudades de sagu! Seu post me deixou com vontade... rsrs beijos

    ResponderExcluir
  3. Gourmezérrimo!!!
    Kisses,
    Marcela / Glacê Real.

    ResponderExcluir
  4. não conheço "sagu" tenho de procurar e fazer, está com ar delicioso
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  5. Fer,
    Nossa, que sagu chique! Preciso contar essa para um amigo metido a enólogo... tão mala que acha certíssimo usar vinho chique até prá fazer vinho quente, acho que daria o maior apoio para o seu sagu!
    Obrigadíssima pela divulgação do bazar da Matilha Urbana, viu? Não consegui comentar lá no post, não abre os comentários, então vim aqui prá te agradecer muito!
    Beijo,
    Marta

    ResponderExcluir
  6. Fla, eu também adoro sagu. Beijinhos.

    Bru, ♥. Beijinhos.

    Marcelinha, ♥. Beijinhos.

    Paula, sagu é feito de mandioca, tem um formato esférico e rico em amido. Ele é gelatinoso e combinado com vinho fica delicioso. É muito comum aqui no Brasil. Espero que quando você provar também goste. Beijinhos.

    Oi Marta! Tenho um paladar terrível para vinho. Prefiro sempre aquele de garrafão e o mais doce possível, rs. Mas que esse vinho chique da minha irmã fez a diferença eu não posso negar.
    Pode contar com esse espacinho para divulgar a Matilha, viu? Beijos grandes.

    ResponderExcluir