Brownie de doce de leite

Tinha um pote de doce de leite na geladeira, um pedaço grande de chocolate no armário e uma vontade descomunal de experimentar o famoso brownie do David Lebovitz.
Eram quase dez horas da noite e quem mora em apartamento sabe que depois desse horário o silêncio predomina. Deixei até de assistir Insensato Coração para ir fazer o tal brownie. Tenho esse defeito horrível de não conseguir esperar até o dia seguinte.
Fiz o brownie, coloquei para assar e fui terminar de assistir o pouco que faltava da D. Norma.
Dona Norma vai, Dona Norma vem, começa a Grande Família e me esqueci completamente do brownie no forno. Resultado: ressecou um pouquinho.
Ai que triste, fiquei com raiva de mim mesma. Mas posso afirmar que mesmo com alguns minutos a mais de forno o negócio é muito, muito e muito bom.
Preciso repetir essa receita o quanto antes, mas dessa vez com o tempo exato de forno.*

brownie de doce de leite


Ingredientes:
8 colheres de manteiga salgada ou sem sal, cortada em pedaços – 115g
1 barra de chocolate amargo ou meio-amargo, picado – 170g
¼ xícara de cacau em pó – 25g
3 ovos grandes
1 xícara de açúcar – 200g
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 xícara de farinha de trigo – 140g
1 xícara de doce de leite.

Forre uma assadeira com papel manteiga, deixando sobras do papel nos quatro lados. Se não for possível, coloque outra folha de papel manteiga por cima, formando uma cruz.
Derreta em banho-maria (ou no micro) a manteiga e adicione os pedaços de chocolate, mexendo constantemente até que todo o chocolate derreta.
Retire do fogo e adicione o cacau em pó, mexa até misturá-lo completamente. Adicione os ovos, um a um e junte o açúcar, a baunilha e a farinha. Misture.
Coloque metade da massa na assadeira e com uma colher jogue porções do doce de leite por cima (cerca de um terço do doce de leite). Passe a ponta de uma faca para mesclar os dois.
Coloque o restante da massa e o restante do doce de leite da mesma forma. Mescle novamente com o auxílio da faca.
Leve para assar por 35-45 minutos. O brownie estará pronto quando formar uma casquinha por cima e o centro se firmar um pouco. Não é para deixar assar demais (como eu fiz),  a massa tem que ficar úmida. 

* Repeti a receita no dia 13/03/2014 e assei o brownie por 40 minutos. 
Desta vez diminuí a quantidade de farinha para 95g e gostei bastante do resultado.

8 comentários:

  1. ai ai ai... nada que contenha chocolate e doce de leite pode ficar ruim! e esse brownie pra mim, tá um espetáculo!

    Agora vou fazer uma confissão... nunca pensei que um doce ficar demasiado code, sempre achei que o doce chegasse num limite de doçura e estabilizasse ali.... não sei de onde veio essa idéia, mas o fato é que foi assim que pensei até ontem, quando experimentei a sobremesa do dia dos pais que eu mesma fiz... quase entrei em choque com a minha sobremesa... tamanha doçura...arghhh... e eu que caprichei tanto! Uma tristeza...

    *beijocas*

    ResponderExcluir
  2. Ei amiga linda!
    Sou super fã do David...adoro o blog dele...
    Esse brownie deu agua na boca...
    Bj,
    Marcela / Atelier Glacê Real.

    ResponderExcluir
  3. Brownie com aspecto bem guloso.

    Bjinhos
    Maria José

    ResponderExcluir
  4. Brownie já é bom, de doce de leite deve ser melhor ainda!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Fer,
    Agora é o seu "Especiarias" que tá lá no correio...corre lá...
    A sua receitinha de brownie tá lá também.
    Parabéns e beijocas amiga querida,
    Marcela / Atelier Glacê Real.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, seu blog está muito lindo, fiquei apaixonada. Minha primeira vez por aqui!
    Ale

    ResponderExcluir
  7. Lu, sempre que faço uma receita eu acabo escolhendo entre elas o top 10 e essa sem dúvida está entre as selecionadas. O brownie do David é realmente O BROWNIE! E por conter chocolate meio-amargo (ou amargo) e cacau, ele não fica muito doce, ele fica no ponto. Fiquei curiosa para conhecer o doce mais que doce que você fez. Realmente é triste fazer algo com tanto carinho e ver que desandou, nessas horas eu entro em crise, rs. Beijo grande.

    Ma, eu também fiquei fã dele e depois desse brownie... Nossa, acho que virei fã número 1, hehe. Beijos grandes.

    Maria José, o danado ficou muito bom. Beijocas.

    Fla, você já experimentou? Menina, se você nunca experimentou esse brownie, corre pra cozinha e depois me diz se não é para idolatrar o David. Beijos.

    Ma, depois que você me contou eu fui lá conferir. Agora eu me juntei a você e a Bruna, hehe. Adorei! Obrigada pelos parabéns e outra beijoca para você.

    Oi Ale, seja bem-vinda! Obrigada de coração. Beijinho doce.

    ResponderExcluir
  8. Essa receita é demais! Já fiz várias vezes! Sempre uma delícia!!!

    Beijos

    ninademarina.blogspot.com

    ResponderExcluir