Docinho de casamento: bem-casado

Esse é o penúltimo post sobre docinhos de casamento e a receita do bem-casado vem do site do açúcar União. Se vocês, assim como eu, nunca fizeram esse docinho, aqui tem um vídeo que explica tintim por tintim como fazê-lo.  Troquei a calda de açúcar da receita por esta daqui. 
Vou ser bem sincera e confessar que eu não gosto de bem-casado, acho meio doce. Talvez seja por causa da calda de açúcar porque a massinha é bem neutra.
Também aprendi como embrulhar o bem-casado com esse vídeo. E para o primeiro bem-casado até que não ficou feio, estou certa?
Claro que para fazer a foto eu embrulhei e desembrulhei umas quinhentas vezes o docinho e pronunciei muitas palavras “bonitas”, mas isso é apenas um mero detalhe.

bem-casado




Ingredientes:


4 ovos – cerca de 240g
3 colheres (sopa) de açúcar união refinado – 60g
½ xícara (chá) de fécula de batata- 70g
½ xícara (chá) de farinha de trigo – 55g
1 colher (café) de bicarbonato de sódio – 2g
1 colher (café) de fermento em pó – 2g

Recheio:
1 lata de leite condensado
¾ xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) rasa de amido de milho
1 colher (sopa) de manteiga

Calda:
100ml de água
500g de açúcar de confeiteiro

Na batedeira, bata os ovos com o açúcar por 15 minutos. Sem bater, junte a farinha previamente peneirada com a fécula, o bicarbonato e o fermento. Sobre as costas da assadeira, ligeiramente untada e forrada com papel manteiga também untado, pingue pequenas porções de massa (cerca de 4,5cm de diâmetro), mantendo um espaço de 3cm entre elas. Asse no forno preaquecido, sem deixar dourar. Com uma espátula, descole os discos de massa. Reserve para montagem.

Faça o recheio: na panela de pressão, cozinhe o leite condensado por 10 minutos. Esfrie antes de abrir a lata.
Dissolva o amido no leite e junte a manteiga e o leite condensado cozido.
Cozinhe mexendo até engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar.
Recheie a metade dos discos com o doce e cubra-os com a metade restante.

Para fazer a calda ferva a água e acrescente o açúcar de confeiteiro. Mexa até ficar homogêneo. Banhe os bem casados um a um e deixe secar sobre uma folha de papel manteiga, por no mínimo 6 horas.



16 comentários:

  1. Adoro bem casado, o seu fivou perfeito, e a embalagem achei super carinhosa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ficou lindinho! Os videos são ótimos, valeu a dica!
    O embrulho verde e rosa ficou um charme!
    Ao contrário de você, sou louca por bem casados, justamente porque são muito doces...ai tentação!
    Obrigada pela carinhosa mensagem de aniversário...adorei!
    Bj,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernanda!
    Cheguei até você através da blog da Vivi. Parabéns pelo espaço, sua loja ficou linda!Sucesso!
    Seu blog também é ótimo, e seus doces maravilhosos, continue firme!
    Bjos da Débora!

    ResponderExcluir
  4. Menina, que blog delicioso!
    Estou adorando e babando e copiando várias receitas. Minha sorte é que tenho na minha frente um pedaço de bolo que minha mãe fez. Vou devorá-lo!
    Beijos e obrigada por compartlhar tantas gostosuras.

    Sucesso hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  5. Fer,

    A casa dos meus pais tem uma vista maravilhosa mesmo. Sorte minha que também moro lá!! Adoro suas visitas pelo blog! Beijo

    ninademarina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, passei para conhecer seu blog e seus trabalhos, achei lindo, estes docinhos estão perfeitos. Vou seguir. Se desejar venha me conhecer também, será muito benvinda. Um grande abraço, Marta.

    ResponderExcluir
  7. Hummm...
    Tô com água na boca, só de ver essas delicias...
    Quando abrir uma vaga pra 'Provadora Oficial' vc me contrata????
    Tô te seguindo, tá?
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu também cheguei aqui através da Vivi :)
    E já adicionei aos favoritos, né?
    Sabe uma coisa engraçada que me veio à mente: a maioria das pessoas que curte decoração também gostam de culinária. Principalmente sobremesas. Parece que as duas coisas juntas ornam bem, né? :))
    Uma dica: como vc usa forminhas lindas e de várias formas diferentes, que tal indicar vez ou outra onde é que encontramos esses acessórios?
    Eu moro na Bélgica e aqui é difícil achar essas coisas. Se vc souber algum site que venda essas coisas online, vc indicaria?
    Obrigada desde já e sucesso sempre ;)
    beijo

    ResponderExcluir
  9. Ei, ontem nao comentei sobre o bem casado. Ha tempos penso em tentar fazer em casa. Vou testar essa sua receita. Adoro as coisas que vc inventa na cozinha! Beijo beijo

    ninademarina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Hummm... parece delicioso ! afe ! eu queeeero ! hahaha...
    beijos, marina

    www.blogdamarinatorres.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo blog!
    Já virei seguidora,se quiser siga o meu também: http://wwwcasaecompanhia.blogspot.com/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Nanda esses docinhos são uma perdição :(

    Quero agradecer seu carinho viu ;) Fiquei muito feliz com seu recadinho!!

    Beijos e um ótimo final de semana para vc!!

    nandapezzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Karen, você é uma fofa em dizer isso, perfeição está beirando longe daqui, rs. Gosto da combinação entre o rosa e o verde. Casou bem com o bem- casado, hehe. Beijo.

    Ma, é sempre um prazer suas visitas. Já estou até virando amiguinha intima, né Ma? Beijocas.

    Dé, obrigada de coração. Depois do trabalhão que deu e receber um comentário como o seu é gratificante. Beijos.

    Alesha, você me conta isso e nem me convida? Ai ai, é bolo do que? Muito obrigada flor e um beijo enorme para ti.

    Flá, você é um doce.Beijos.

    Nâna, obrigada pela companhia. Te contrato sim, para dividirmos as calorias! Aceita receber em doces? Beijos.

    Mel, sabe que eu também acho? Eu adoro as duas coisas. Eu compro as forminhas na Tok, no supermercado e até em lojinhas de R$ 1,99. Depende do que eu encontrar e principalmente de quanto eu posso gastar, sabe? Tem várias lojas que vendem pela internet: www.tokstok.com.br, http://www.gamelapresentes.com.br/ e várias outras. Só não sei se eles entregam aí. Beijos.

    Nina, é bondade sua dizer que eu invento! Eu copio e divido com vocês. Ai Nina, eu não consigo gostar de bem casado...é tão docinho, será que seu fizer com outro recheio (sem ser doce de leite, leite condensado, e outras coisas doces) fica bom? Você já fez algum assim? Beijos.

    Oi Karol, vou lá conhecer a sua casinha, tá? Muito obrigada pela visita, pela companhia e pelo parabéns. Beijocas.

    Nandinha, você é fofa, fofa e fofa. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi, querida
    Obrigada pelo comentário carinhoso sobre a nova "carinha" do meu blog.
    Eu adoro passar aqui pelo teu e me inspirar nessas doçuras...
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  15. Olá, adorei o blog! Estou seguindo-o! Passe na minha cozinha para tomar um chá! Grande beijo e parabéns pelo blog! Está lindoo!

    ResponderExcluir