Bolo de limão com cobertura cítrica

Quinta-feira fui para cozinha certa de que iria fazer a receita de hoje para o blog. Tinha escolhido um bolinho com glacê de limão, do livro A Grande Cozinha e já tinha até comprado a cidra cristalizada que a receita pedia.
Ai gente, quanta decepção! Tô indignada com tamanha falta de consideração.
Primeiro eu notei que não havia entre os ingredientes o açúcar para a massa e depois, mesmo fazendo a receita inteira, o resultado foi uma massa tão, tão... Sei lá, acho que parecia pão. Era tão pouca a massa que a assadeira que eles disseram para usar (a de bolo inglês) ficou imensa.
Resolvi procurar na internet se algum (a) blogueiro (a) já tinha feito essa receita e não encontrei, mas em um blog vi isso.
Pelo menos esse incidente me fez ir atrás de outra receita e acabei parando aqui. Para esse bolo eu só tenho elogios e posso afirmar com toda a certeza que foi o bolo de limão (não usei laranja como a receita original) mais gostoso que eu já comi. Apenas diminui a quantidade de açúcar e manteiga.
Para acompanhar uma xícara de café bem quentinha eu prefiro o bolo sem a calda cítrica.


bolo de limão com calda cítrica


Ingredientes:
¾ xícara (chá) de manteiga sem sal amolecida – 150gr
¾ xícara (chá) de açúcar + 2 colheres (sopa) de açúcar
3 ovos grandes
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo com fermento – 180gr
4 colheres (sopa) de suco de limão – 80 ml
Raspas de 1 limão

1 pitadinha de sal

Aqueça o forno a 150ºC. Forre uma assadeira de 20 cm de diâmetro com papel manteiga.
Bata com o auxilio de uma batedeira o açúcar com a manteiga até se tornar uma mistura esbranquiçada e cremosa. Adicione os ovos um a um, batendo bem a cada adição. Junte as raspas, o sal e a metade da farinha (peneirada) e mexa até incorporar todos os ingredientes.
Acrescente a outra metade da farinha, misture, e adicione o suco. Misture até ficar homogêneo.
Coloque a massa na assadeira e leve para assar por 45-55 minutos, ou até que espetando um palito, esse saia limpo.

Para o glacê:
150gr de açúcar de confeiteiro
30 ml de suco de limão (ou se preferir faça com a receita original e use 15 ml de suco de limão e 15 ml de suco de laranja)

Misture o açúcar e o suco em uma tigelinha até ficar homogêneo. Quando o bolo estiver frio coloque o glacê por cima.
Decorei com tirinhas de cidra cristalizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário