Salsa e Guacamole

Hoje tenho um bocado de coisas para contar.
A primeira é que tenho várias receitas guardadas da época em que fazia faculdade de gastronomia (não cheguei a me formar). São receitas que a professora passava para que nós fizéssemos durante as aulas práticas. Guardo com muito carinho pois elas me trazem boas recordações.
Dia desses, no campeonato de futsal que o meu filho participou, eu vi um menino com um pacote enorme (exagerei no enorme, mas o negócio é grande) de Doritos. Além do salgadinho ele segurava uma latinha na mão. Daí a minha curiosidade só aumentou, queria saber o que era aquele negócio. Parecia uma lata de atum, sabe?
Cheguei em casa e fui procurar na net e percebi que aquelas latinhas são molhos e aí começa o post.
Lembrei que na aula de garde manger eu fiz salsa e guacamole e resolvi compartilhar com vocês essas duas receitas. Acompanhadas de tortillas chips (pode ser Doritos mesmo) ficam perfeitas.
A segunda coisa é que por enquanto a Especiarias não está funcionando. Tirei os posts relativos aos produtos porque recebo sempre e-mail e telefonemas de pessoas fazendo encomendas ou pedindo orçamentos. O motivo dessa pausa tem o seu lado bom, em breve pretendo inaugurar um espaço próprio. O ruim é ficar sem trabalhar por enquanto. Mas eu decidi me dedicar aos cursos de aperfeiçoamento, ir atrás de novidades e principalmente me dedicar ao blog.
Para terminar o post eu gostaria de compartilhar um texto de Zibia Gasparetto que recebi pelo orkut (a Nise que me enviou) e que eu achei muito bonito:

Viver uma verdadeira experiência amorosa é um dos maiores prazeres da vida. Gostar é sentir com a alma, mas expressar os sentimentos depende das idéias de cada um. Condicionamos o amor às nossas necessidades neuróticas e acabamos com ele. Vivemos uma vida tentando fazer com que os outros se responsabilizem pelas nossas necessidades enquanto nós nos abandonamos irresponsavelmente. Queremos ser amados e não nos amamos, queremos ser compreendidos e não nos compreendemos, queremos o apoio dos outros e damos o nosso a eles. Quando nos abandonamos, queremos achar alguém que venha a preencher o buraco que nós cavamos. A insatisfação, o vazio interior se transformam na busca contínua de novos relacionamentos, cujos resultados frustrantes se repetirão. Cada um é o único responsável pelas suas próprias necessidades. Só quem se ama pode encontrar em sua vida Um Amor de Verdade. (Zibia Gasparetto).

Obrigada pela companhia e nada melhor que começar essa etapa com uma comidinha que lembra encontro de amigos, não é?
A receita é da prof. Luanda.


Guacamole

Ingredientes:
400gr de abacate bem maduro
200gr de cebola
250gr de tomate concassé (sem pele e sem semente)
100 ml de suco de limão
100 ml de azeite
Sal, molho de pimenta vermelha forte e coentro picado a gosto.
Corte a cebola e os tomates em brunoise (cubinhos), descasque o abacate, retire a semente e amasse a polpa. Na massa que formar junte a cebola, o tomate, suco de limão, azeite, sal, coentro e o molho de pimenta. Deve ficar uma pasta cremosa e picante. Servir com tortillas ou chips de batata.

Salsa de tomate

Ingredientes:
400gr de tomates inteiros e maduros
150gr de cebola com casca
30gr de alho com casca*
80 ml de azeite
50 ml de suco de limão
Sal, molho de pimenta vermelha bem forte e salsinha picada a gosto.

Asse os tomates até tostar levemente as peles. Passe em uma chapa ou frigideira bem quente a cebola cortada ao meio e o alho até tostar as cascas e ficarem quase cozidos. Bata em um liquidificador os tomates sem a pele, a cebola e o alho sem a casca com o azeite e o suco de limão. Acerte o sal, coloque o molho de pimenta e a salsinha.


* acho que dois dentes de alho são suficientes para essa salsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário