Canjica com amendoim

Quando eu era criança, mais ou menos uns 9 anos de idade, eu comi pela primeira vez canjica. Lembro que adorei e que tinha um sabor muito bom de amendoim.
Nunca mais comi uma canjica assim. É uma pena que na época eu não pedi a receita para a amiga do meu irmão, acho que devia estar muito ocupada brincando de Barbie... :)
Eu comprei uma canjica cozida no vapor da marca Vapza porque ainda não tenho uma panela de pressão. A panela da minha mãe uma vez explodiu e o nosso almoço foi parar no teto. Então eu nunca tive coragem de comprar uma.
Se você preferir cozinhar a canjica deve deixá-la de molho de um dia para o outro e cozinha-la na panela de pressão por 20 minutos depois de pegar pressão.
A receita de hoje eu peguei no site da Vapza, dei uma adaptada e acrescentei alguns ingredientes. Espero que gostem e que se divirtam bastante nesta época de festas juninas.


canjica com amendoim


Ingredientes:
500gr de canjica cozida
1 lata de leite condensado
1 garrafinha de leite de coco
2 xícaras (chá) de leite
cravo-da-índia a gosto - usei 5
1 pau de canela
1 colher (sopa) de amido de milho dissolvido em 2 colheres (sopa) de leite
100g de coco ralado (usei de pacotinho, em flocos)
100g de paçoquinha
150gr de amendoim torrado, descascado (sem pele) e triturado*.

Bata no liquidificador o leite com a metade do amendoim.
Em uma panela de fundo grosso, coloque a canjica, o leite condensado, o leite de coco, o leite batido, o cravo, a canela em pau e o coco ralado. Misture e leve ao fogo baixo até iniciar fervura. Após fervura acrescente o amido de milho e cozinhe por mais 3 minutos. Adicione o amendoim restante e a paçoquinha esfarelada e misture. Sirva morno ou frio e se desejar polvilhe canela em pó.

* Para triturar os amendoins, coloque-os já descascados em um saquinho plástico e feche a abertura. Passe o rolo de macarrão por cima para quebrá-los em pedaços pequenos.

Um comentário: