Goiabinha ou beliscão?

A receita de hoje é uma das minhas bolachinhas preferidas mas confesso que foi a primeira vez que fiz. Antes eu comprava e devo dizer que essas não ficaram devendo em nada para as outras. Fiz a substituição da margarina pela manteiga e acho que o resultado foi ótimo.
A minha irmã também adorava essas bolachinhas quando criança então essa fornada eu fiz especialmente para vocês e para ela. Será que vocês gostaram?
Uma pena que ela mora tão longe (Ribeirão Preto-SP) e que vocês não vieram me visitar, então eu tive que fazer o “sacrifício” de comer tudinho... =)


goiabinha ou beliscão


Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
½ xícara de chá de margarina (usei manteiga)*
3 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
200g de goiabada em pedacinhos (usei goiabada do tipo Cascão)
Açúcar e canela para polvilhar (não usei a canela)

Misture os quatro primeiros ingredientes até obter uma massa homogênea. Se necessário acrescente um pouco mais de margarina. Abra a massa, corte em quadradinhos de aproximadamente 3 cm e recheie com um pedacinho de goiabada. Junte as duas pontas diagonais e faça uma gravatinha.
Disponha em uma assadeira untada e asse em forno médio pré-aquecido**.
Polvilhe com o açúcar e a canela depois de frio.

* Precisei de 150g de manteiga, ou seja 3/4 de xícara de manteiga.

** Assei em forno a 180ºC por mais ou menos 20 minutos. Não deixe ficar muito corado pois quanto mais tempo no forno, maior a chance da goiabada derreter e queimar.
Receita da revista AnaMaria Receitas, julho de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário